aa

Sejam Bem-vindos(as) .

segunda-feira, 21 de março de 2011

Quais são os melhores livros de Física para o Ensino Médio e Vestibular ?

A escolha de um bom livro de Física é idêntica a escolha de um bom remédio ou de , talvez seja um analogia mais adequada, uma boa namorada (ou namorado, é óbvio).
Numa situação de sala de aula, a escolha é e deve ser feita pelo professor, que certamente, em um caso ideal,  escolheu o livro levando-se em conta fatores tais como:

* objetivos a serem atingidos (vestibular? qual?)
* nível dos alunos
* carga horária
* custo
* disponibilidade para venda

No caso de estudantes que buscam estudar por conta, separarei em grupos de interesse:

* Estudantes que buscam entender o que está sendo ensinado na escola
Este é provavelmente o caso mais complicado, pois geralmente inclui os estudantes que não gostam de Física. Para este caso, é bom que o estudante procure usar o livro-texto indicado pelo professor e, quando necessário, utilize a Internet ou livros que sejam “similares”aquele usado em sala de aula.
Não é aconselhável  a alunos com dificuldades irem além do que está sendo visto. Evidentemente pode-se procurar fontes que sejam “agradáveis”, mas deve-se ter cuidado, pois alunos com dificuldades podem confundir-se (ex.: alguns livros chamam o deslocamento de uma partícula de “espaço”, o que está ERRADO, mas pode complicar o aprendizado).
Sugiro que estes alunos se concentrem em resolver provas anteriores do professor , listas de problemas fornecidas por ele e no livro indicado.


* Estudantes que buscam aprofundar o conhecimento, pois gostam de Física ou por que querem entender melhor o que já sabem
Este é o perfil dos estudantes que embora gostem de Física, podem se perder se não tiverem cuidado. São aqueles que por gostarem da “verdadeira” Física, cansam das aulas e acabam estudando outras coisas e, as vezes, tiram notas ruins.
É bom que eles façam o mesmo que os estudantes do primeiro grupo, mas incrementem com textos complementares de sites confiáveis, capítulos de livros, etc.
Certamente vem a pergunta: Quais livros?
Sugiro que esta escolha seja baseada em características puramente estéticas: folheie o livro e veja se “gosta”. Apaixone-se por ele. Fica mais fácil um casamento se houver amor.


* Estudantes que estejam se preparando para vestibulares
Este é um caso muito interessante, pois pouco importa o livro a ser usado. O que interessa é resolver as provas anteriores.
Os vestibulares variam muito de universidade para universidade. A preparação precisa ser ESPECÍFICA. Livros são genéricos.
O que é bom é que o estudante obtenha materiais de cursinhos específicos e, principalmente, assista algumas aulas, pois os cursinhos são realmente a melhor forma de se preparar aos vestibulares.
Lembre-se que num vestibular o que está em jogo não necessariamente o conhecimento, mas a capacidade de resolver problemas de um certo tipo num determinado intervalo de tempo.
Saber o que cai, como cai e , principalmente o que NÃO cai numa prova, é fundamental.
Por : Pedro Albuquerque .

Nenhum comentário:

Postar um comentário